top of page

A figueira de Silvia Plath

  • Foto do escritor: Ceres Margo
    Ceres Margo
  • 15 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Existe uma categoria de livros, exclusivamente na internet, denominada de livros de mulheres loucas. Particularmente, acho a categoria bem apropriada. Minha tese é que existem dois tipos de mulheres loucas:

a) São mulheres que os homens deixaram loucas

b) Mulheres que a vida a deixou louca.


Só para esclarecer, a tal categoria refere-se a segunda definição. São mulheres loucas porque a vida é do jeito que é. Silvia Plath, uma das fundadoras da categoria literária, nos traz uma metáfora em seu livro "A redoma de vidro".


A metáfora da figueira é a anologia que a autora faz sobre como, assim como a figueira, a vida vai se ramificando com inumeras possibilidades, mas, são tantas possibilidades que a protagonista acaba não escolhendo nenhuma e a figueira acaba secando.


Eu sempre fui uma mulher bem melancólica e, para ser sincera, enquanto fui crescendo pude observar que essa melancolia aparentemente é uma dádiva apenas das mulheres. Claro que existem exceçoes, mas em primeiro momento vamos trabalhar apenas com a regra.


Eu odeio essa metáfora com todas as minhas forças. Odeio principalmente por ela ser exatamente do jeito que é. Ela é real. Acredito que por ter crescido sendo boa em quase tudo, sou um mar de possibilidades perdidas. Tenho um medo profundo da mediocridade e sinto que, no fim, vou ser tão mediocre quanto todo mundo. Sinto que quero todos os figos. Eu quero ser escritora e musicista, modelo e estilista, cineasta, artista, fotógrafa e etc e etc. No fim, resta um mar de possibilidades perdidas.


Acho que é o que acontece com todo mundo que é assim, um pouco louco por causa da vida, acabar trocando um vida de sonhos por uma vida real. Uma vida onde, em algum momentos, todos vamos terminar empurrando um carrinho no mercado.


Não queria ter deixado o clima para baixo, mas, hoje é uma segunda-feira chuvosa. Hoje eu ouvi Yseult - corps e hoje, nesta madrugada, eu sonhei com figos...

Comentários


Destaque

My Pink World
(Written by Phoebe Waller-Bridge)

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page